VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 24 de junho de 2009

I ENCONTRO LITERÁRIO DA UEFS

Tendo em vista toda a contribuição da literatura na formação da história cultural do Brasil, surgiu em nós o desejo de levar aos estudantes, não apenas desta instituição, mas de outras cidades circunvizinhas, um pouco da leitura das produções literárias na Bahia, que em muito contribuiu e tem contribuído para a manutenção da qualidade da literatura brasileira. Quando nos debruçamos sobre a obra de autores nascidos ou radicados na Bahia, percebemos a qualidade dos textos, que conseguem tratar de temáticas que vão além do regionalismo, conferindo a estes um caráter atemporal, característica de toda boa literatura.
Dessa forma, julgamos pertinente divulgar autores como Adelice Souza, Aleilton Fonseca, Ângela Vilma, Carlos Barbosa, Dênison Padilha Filho, Eliana Mara Chiossi, Elieser César, Gustavo Rios, Katherine Funke, Mayrant Gallo, Mônica Menezes, Nívia Maria Vasconcellos, Renata Belmonte e Wladimir Cazé, que em suas obras têm conseguido projetar a Bahia no cenário literário nacional. Com textos de linguagem fácil e ao mesmo tempo refinada, capazes de despertar a atenção do leitor e, acima de tudo, fazê-lo refletir diante dos assuntos abordados, esses autores trazem uma profunda análise da condição humana, além de possuir uma técnica narrativa inovadora, ao estilo dos grandes escritores contemporâneos.
-


Inscrições: D.A de Letras ou por meio do preenchimento da ficha de inscrição que deverá ser enviada para o e-mail: encontroliterariouefs@gmail.com, juntamente com o comprovante de depósito identificado.
-
Agência:4109
Operação:013
Conta Poupança:00016744-0
-
Informações:
Lidiane Nunes: (75) 8804-9898
Lisiane Matos: (75) 8108-0101

-
PROGRAMAÇÃO

MESA 1 (8:30 às 11:00):

Confissão e ficção na literatura contemporânea.

Ângela Vilma
Eliana Mara Chiossi
Mônica Menezes
Nívia Maria Vasconcellos
Renata Belmonte
-
MESA 2 (14:00 às 15:30):

A literatura como meio de sobrevivência na sociedade contemporânea é possível?

Aleilton Fonseca
Carlos Barbosa
Elieser Cesar
Mayrant Gallo
-
MESA 3 (16:00 às 17:30):

A palavra e o corpo: a literatura como performance.

Adelice Souza
Dênison Padilha Filho
Gustavo Rios
Katherine Funke
Wladimir Cazé
-
Recital e Lançamentos de Livros (17:30 às 19:00)

terça-feira, 16 de junho de 2009

ESCONDEDOURO DO AMOR EM FRANCÊS

La Cache de l'Amour I

L'amour n'est pas dans l'étoile
qui, en tombant, emporte le vœu susurré,
il est dans le regard qui la perçoit, et espère.

L'amour n'est pas dans les cartes
jetées sur des tables préparées,
il est dans la tension de qui les écoute, et désire.

Cauris, chiffres et dates
ne contiennent pas l'amour,
il n'est pas dans la quête.

Prières, promesses et cierges
n'apportent pas l'amour,
seul l'espoir de le trouver.

Mais, personne ne trouve l'amour,
il est (mystérieusement) éveillé...
lors d'un moment de distraction et d'abandon.

Nívea Maria Vasconcellos in Escondedouro do Amor &
Outros Versos sob a Espera
* Edições CDL, Feira de Santana (État de Bahia - Brésil), 2008
© Nívea Maria Vasconcellos et Pedro Vianna pour la traduction en français

CONFIRAM EM: http://poesiepourtous.free.fr/poesiepourtous/poesiepourtous/pomoi04.htm

quinta-feira, 11 de junho de 2009

E-MAIL....

Recebi um e-mail hoje que me deixou prenhe de júbilo, quero compartilhá-lo com todos.


Querida poeta. Li seu livro de uma sentada. Ele me agradou por vários motivos, mas principalmente por sua capacidade de manipular o sentimento sob forma de linguagem, sem cair no piegas como muitos que vejo hoje. Você mexe bem com as coisas prosaicas, sabendo-lhes dar seu lugar lírico. E seu verso é enxuto.
Parabéns de um fã sexagenário
Ildásio*

*Ildásio Tavares:

Pertence à geração da Revista da Bahia, com o Cyro de Mattos, Marcos Santarrita, José Carlos Capinam, Ruy Espinheira Filho e vários outros.Nasceu na atual cidade de Congogi, região do cacau da Bahia, em 25 de Janeiro de 1940. Em Salvador, formou-se em Direito e em Letras na UFBA, tendo feito o Mestrado na Southern Illinois University, o Doutorado na UFRJ e um Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa.Publicou seu primeiro livro de poesia, Somente um canto, em 1968, e continuou publicando livros de poesia e de prosa (romances, teatro e ensaios). Participou, também, da música popular brasileira, como letrista, em gravações de Maria Bethânia, Alcione, Cláudia, Vinicius e Toquinho, Nelson Gonçalves e Maria Creuza.Foi tradutor e professor de Inglês por quase 20 anos, experiência da qual se serviu em seu livro A arte de traduzir. Sua obra poética é vasta, tendo sido apreciada por nomes expressivos da cultura no Brasil e no exterior. Carlos Nejar o considera “poeta baiano e universal”; Jorge Amado ressalta em Ildásio Tavares sua “unidade de forma e conteúdo pouco habitual em nossa poesia”; Fernando Py assinala ser o poeta “definitivamente dono da técnica de todo tipo de verso”, “para quem a arte poética já não guarda segredos.” (http://www.edicoesgalobranco.com.br/template.php?pagina=/biografias.php&id_autor=77)